Esse tutorial vem para ajudar as pessoas que como eu tiveram dificuldade em configurar o AirPort express da Apple em um dispositivo Windows 10, mesmo utilizando o Utilitário de configuração AirPort para Windows.

O código de erro -4 que aparece sempre que o Utilitário AirPort tenta baixar as configurações do roteador, aqui explico como consegui contornar o problema e realizar as configurações nos dispositivos do cliente.

Se você não consegue de forma alguma realizar a configuração do seu AirPort Express no Windows 10 utilizando a ferramenta Utilitário AirPort, saiba que existe uma opção de acesso para resolver o seu problema.]

Primeiro desative, se tiver instalado, o firewall do seu pc.

Você vai precisar de um cabo de rede para fazer a conexão direta do pc ao airport, se o seu airport estiver conectado a uma rede em que ele não seja o roteador principal, você vai precisar saber o endereço ip que o airport recebeu do seu DHCP, isso é necessário para conseguir realizar a conexão com o utilitário de configuração.

 

Desative o Microsoft Security Essentials se você o tiver instalado no PC.

Conecte um cabo Ethernet do seu PC ao AirPort Express.

Tente abrir o Utilitário AirPort dessa maneira.

Se ainda estiver com problemas, faça o reset do aparelho apertando o botão de reset próximo a saída de áudio por 5 segundos, clique no menu Arquivo no canto superior esquerdo da tela e clique em Configurar outro.

 

Digite 10.0.1.1 para o endereço ou o endereço que o airport recebeu do seu DHCP.

Digite public para a senha.

Se ainda não tiver sorte, é hora de ir à Apple Store ou ao Apple Service ou aceitar o fato de que produtos de fabricantes diferentes às vezes simplesmente não funcionam entre si, não importa o que você faça.

Se você tiver um amigo com um iPhone ou iPad, peça emprestado e tente configurar que provavelmente o AirPort Express estará configurado em um ou dois minutos.

#Fonte: apple.com